Queratina em excesso danifica o cabelo

Alina tem na sua linha de cosméticos vários produtos à base de cisteína   como a escova Biológica, a Lina Plastic e o SOS Lina Repair. Todos esses produtos são indicados para reconstrução do cabelo. 

E quando falamos em reconstrução queremos dizer fazer uma renovação no cabelo, recuperar um cabelo danificado, devolver a ele o brilho e a sedosidade.
 A maioria de quem usa produtos à base de queratina e cisteína, desconhece totalmente como agem esses ativos. Só sabem o básico e que é bom para o cabelo. Acontece que cabelo é igual a uma digital, não existe um cabelo igual ao outro e todo cosmético pode ter o seu lado bom e o seu lado ruim. Como tenho recebido e-mails de clientes relatando o efeito contrário de produtos à base de cisteína, vou tentar explicar um pouquinho como isso pode acontecer.

Todo cabelo deve passar primeiro por um processo de avaliação, feito por um profissional experiente, antes de qualquer tratamento. Nem sempre os benefícios que ouvimos falar ou lemos a respeito são indicados para um cabelo em determinadas condições, a exemplo da cisteína ou queratina. Eu digo que cisteína e queratina são irmãs siamesas, uma está dentro da outra. Um produto que contém queratina na sua formula é quase a mesma coisa que conter cisteína. 

Apesar dos benefícios da queratina na reconstrução capilar ser inquestionável, ela pode fazer o efeito contrário nos cabelos quando usada exageradamente. 

Toda reconstrução capilar contém queratina e é indicada para aplicação no máximo 3 vezes ao ano. O perigo está quando se faz reconstrução sem respeitar o tempo de pausa, usando a queratina como uma hidratação. Reconstrução não é o mesmo que hidratação,  e a queratina passa longe de fazer hidratação. É usada para reconstrução, banho de brilho e muitas vezes aplica-se a queratina líquida na forma de fluído quase que diariamente como um reparador de pontas. Esse excesso leva ao ressecamento do cabelo.

E cabelo é igual um “bebê”! Quando está saciado ele cospe a comida. Um cabelo que não precisa de cisteína, aminoácido da queratina, vai recusar o produto e não fará efeito ou fará  efeito contrário.
Fazer reconstrução com queratina a cada 10,15, ou 30 dias ou usar diariamente é o mesmo que condenar um cabelo à morte. Usada com exagero deixa o cabelo igual um “grafite” e a tendência é o ressecamento e a quebra. É por essa razão que em vez de um cabelo macio, com brilho e sedoso poderemos ter a surpresa do cabelo ficar como uma vassoura piaçava velha após a aplicação. E logo vem a revolta:  Esse produto não presta! Não recomendo a ninguém!

 Esse resultado é o efeito do congestionamento de queratina ou cisteína que usamos no cabelo sem controle e sem conhecimento no dia a dia. É por essa razão também que as escovas de formol após várias aplicações não fazem mais efeito e quebram o cabelo, pois sua fórmula contém queratina liquida acrescida de formol.

Para cabelos congestionados por queratina, cisteína, ressecados, porosos e sem vida,  o indicado são produtos à base de silicone ou óleos vegetais.  Já existe no mercado silicone vegetal e óleos maravilhosos como o óleo de oliva, girassol, óleo de coco e principalmente o óleo de argan que é a descoberta da década. 

Os óleos recuperam qualquer cabelo ressecado e poroso. O sucesso do óleo de argan vem dos benefícios que ele faz em cabelos danificados por excesso de escovas de formol, tinturas ou de produtos à base de queratina e cisteína sem deixar oleosidade no cabelo.
Portanto fica o alerta! Antes de fazer qualquer tratamento nos cabelos, consulte primeiro um profissional e receba dele a orientação para o tratamento correto.