Innovation Link

A Alina Cosméticos é selecionada para integrar Projeto Piloto de Desenvolvimento Cosméticos da região de Viçosa. 


Notícias

Innovation Link – reunião promovida pelo tecnoPARQ discute o planejamento de um pólo de cosméticos na região

05/12/12
Empresários do setor de cosméticos da região se reuniram no Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa (CenTev/UFV) para discutir as etapas de elaboração do projeto piloto de Certificação para o setor de cosméticos em parceria com o Sebrae, o qual dará base para um projeto maior em parceria com a SEDE (Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Minas Gerais).
Além da articulação desse projeto, o objetivo desse encontro foi também apresentar uma proposta de interação e oportunidades para as empresas do setor de cosméticos de Viçosa e região, bem como apresentar grupos e linhas de pesquisas da UFV, para prospectarem parceria para desenvolver novos produtos e, ou melhoria de produtos e ou, transferência de tecnologia. Para isso, o professor do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da UFV, João Paulo Viana Leite, fez uma apresentação na qual destacou a busca por novos aditivos naturais na Mata Atlântica que possam ser usados na produção de cosméticos. João Paulo ressaltou o potencial de produtos como o açaí para o ramo dos cosméticos e destacou que a iniciativa do CenTev/UFV em aproximar universidade e empresários é bastante expressiva, porque atrai investimento externo para financiamento de pesquisas científicas.
Para a professora do Departamento de Tecnologia de Alimentos da UFV, Célia Ferreira, é importante que os pesquisadores se mantenham articulados a esse tipo de encontros, buscando acompanhar o desenvolvimento de novos produtos com base nas demandas da região.
Os primeiros resultados da reunião serão a base para a continuidade do projeto, que demandará novos encontros.

Marcos Meigre